anterior
seguinte


Correio da AESE n.º 708 | 6 de dezembro de 2017

Caro Alumnus/ Estimada Alumna AESE

  

Ainda em fase de aprovação na Assembleia da República, o Orçamento de Estado para 2018 foi tema de debate na AESE, numa iniciativa fruto da já tradicional parceria com o Forum para a Competitividade. Eduardo Catroga, Pedro Braz Teixeira e Joaquim Miranda Sarmento foram alguns dos comentadores que avaliaram as correspondentes duas faces da moeda, enquanto Maria Antónia Torres apresentou as medidas fiscais mais relevantes.

“Para se ser um bom líder, tem de se ser um bom ser humano”. O russo fundador do Virtuous Leadership Institute esteve na AESE, para demonstrar como uma Liderança virtuosa permite aos dirigentes alcançar o êxito sustentado e duradouro. Alexandre Havard sublinhou a relevância de definir o propósito de vida, da magnanimidade e do serviço numa jornada na qual “os líderes nunca estão satisfeitos consigo mesmos. Estão sempre “a caminho”, esforçam-se por progredir durante toda a vida.”  Esta iniciativa integrou-se nas atividades da Cátedra AESE EDP de Ética.

Enfrentar os desafios que se colocam requerem dos dirigentes flexibilidade, agilidade e rapidez, foi o que o Prof. Jaume Llopis explicou, numa sessão de continuidade, em que apresentou como um executivo no sec. XXI, pode fazer realmente a diferença nas suas equipas e negócios.

Muitas são as estratégias de mercado vencedoras, algumas delas aparentemente contraditórias, que, no entanto, funcionam atendendo à missão e ao público a que dirigem os seus produtos ou serviços. “Marketing bipolar” foi o evento organizado pelo Prémio 5 Estrelas, em parceria com a AESE, no qual foram trazidos a discussão, entre outros, os conceitos opostos: luxo e low cost, inovação e tradição.

Após o período de lançamento e consolidação, NAVES, SCR vende a sua participação na Inocrowd, uma plataforma de Open Innovation. Nascida de um plano de negócios na cadeira de Novas Aventuras Empresariais, a ideia surgiu do grupo composto por Soraya Gadit, João Moita e Mário Lavado, Alumni do 8.º Executive MBA AESE. Entretanto, NAVES dá a conhecer que a VRI oferece vantagens aos Alumni da Escola na área da impressão digital e edições especiais.
 
A Casa Prisca foi uma das empresas que mereceu particular atenção na AESE na atribuição do Prémio Heróis PME, uma parceria com a Yunit e a Sic Notícias. Esta iniciativa distinguiu 10 empresas nacionais que abraçaram e venceram desafios exigentes, inspirando desta forma novos empreendedores.

No Panorama veja notícias sobre …
•    Hiperexcitados pela atualidade
•    Recuperar a “verdadeira Europa”
•    “O Círculo"
 
Reflexões mais profundas na Documentação:
 •    O Partido Democrata, uma marca em reconstrução
•    Populismo económico para cobrir os desacordos

 


Cláudia Dias | claudiadias@aese.pt